quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Profissionais de TI - Quais qualidades que as empresas procuram?

Olá!

Meu nome é Elaine, moro em Joinville/SC, atualmente trabalho como desenvolvedora de sistemas, sou formada em Sistemas de Informação e vou iniciar a pós graduação amanhã em Engenharia de Software no IST, estou tão empolgada que resolvi iniciar o blog!

Há um tempo já que estou pensando em montar o blog, mas ficava me perguntando, sobre qual assunto? O que irei escrever... Isso realmente é
 um empecilho... Superei essa etapa escolhi o tema que tem haver com a área que eu trabalho e como essa área é bastante abrangente terei uma infinidade de possibilidades de assuntos e novidades para os posts.

Então, além do trabalho e da pós também faço inglês, mas ainda no nível básico... rsrs, porque entrei esse ano, engatinhando ainda... 

Neste caso, poderão acompanhar a minha evolução!

O assunto que trago hoje, é justamente esse, quero falar um pouco sobre o meu pensamento em relação à qualificação do profissional de TI.

Acompanhando o mercado de trabalho, posso dizer que nossa área está bem aquecida, tem muitas oportunidades de emprego, principalmente pra quem não se importa em mudar de cidade, o que não é o meu caso... 

Por uma questão de gostar do ambiente familiar não quero mudar de cidade, atualmente pra mim não há dinheiro que pague.

Além disso, observei ainda a existência de vagas para todos os tipos de profissionais de TI, consultores, analistas, desenvolvedores nas mais diversas linguagens de programação, profissionais de infra-estrutura, testes, coordenadores, líderes entre outros.  Sem falar dos vários níveis, desde estagiário ao mais especializado em níveis Sênior por exemplo.

Contudo posso dizer que em todas as vagas mesmo de níveis mais baixos, o que as empresas buscam cada vez mais são por profissionais realmente capacitados, até estágios precisam de conhecimento e desejável em alguns casos possuir algum tipo experiência.

Desse modo, o profissional da área precisa se atualizar, para tornar-se competitivo e garantir a melhor oportunidade, seja internamente na sua empresa atual ou em alguns casos os profissionais também optam por mudar de empresa. 

Uma das formas de aprendizado que está sendo bastante explorada é a educação a distância, para mais informações sobre educação à distância no Brasil , acesse o link: http://elainecristinacordeiro.blogspot.com.br/2012/01/educacao-distancia-no-brasil.html

Mas fiquem atentos que o diploma vem em segundo lugar, empresas buscam mais a experiência aliada ao conhecimento. 

Não basta ter graduação ou especialização, mas não saber exercer tal função.

Um erro que os profissionais cometem é deixar de lado o inglês e não dar a sua devida importância, as empresas de TI pedem muito o idioma inglês, o profissional pode até ser desclassificado em um processo de seleção por não saber nem o básico do inglês que se trata do inglês instrumental.

Espero que tenham gostado da nossa primeira conversa, comentem e até a próxima!

Elaine Cristina Cordeiro


1 comentários:

Deivid -Ciclismo- disse...

Olá, Parabéns pelo seu post, boa sorte em sua pós graduação......

Postar um comentário

Twitter Facebook Orkut Linkedin E-mail Favorites More