quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Educação a distância no Brasil

A educação a distância, também conhecida como EAD, vem tomando seu espaço, pessoas começam a sentir-se mais confiantes em iniciar um curso com essa modalidade, e as ofertas de cursos a distância também aumentaram, conforme “Artigo: O crescimento da EAD”, disponível em: http://ead.folhadirigida.com.br/?p=5071.



As principais vantagens na EAD são: flexibilidade de horário para os estudos, preços mais acessíveis, sem custos e sem perda de tempo com deslocamentos, entre outros. 

Como desvantagem, o aluno não tem um professor presencial para explicar o conteúdo, o aluno precisa ter certa disciplina e também ser um pouco auto-didata para conseguir estudar sozinho e compreender o assunto. 
Cada EAD tem um modelo, tem alguns cursos em que o aluno precisa ir pelo menos uma vez por semana até a instituição de ensino física para ter aula via satélite e pode retirar suas dúvidas ao final da aula com o professor que ministrou a aula pelo satélite. 

Há cursos que não tem essa obrigatoriedade de assistir a aulas por satélite, mas o conteúdo é repassado através de arquivos, pdfs, ppts, docs, livros, algumas vezes existe o chat, ou trocas de e-mail com um professor que acompanha etc., são diversas as formas em que se pode disseminar o conhecimento pela internet.
Um ponto que deve ser observado é o índice elevado de desistência dos cursos a distância. 

Segundo o artigo: “EAD: falta de tempo gera desistência”, disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/2523/ead-falta-de-tempo-gera-desistencia, Mais da metade dos alunos online abandonam cursos pela internet antes de concluí-los”.

Esta pesquisa foi realizada pelo Sebrae juntamente com o Instituto de Estudos Avançados com às turmas de 2008 do curso “Iniciando um Pequeno Grande Negócio” (IPGN), sendo que mais de 70% das pessoas entrevistadas, afirmam que os principais motivos da desistência são problemas pessoais como falta de tempo, questões de saúde e financeiras.
Uma modalidade do modelo de ensino on-line é o e-learning, que consiste em uma aprendizagem através de mídias eletrônicas. Com o e-learning as empresas também estão aderindo a EAD, disponibilizando cursos on-line para seus funcionários, através de alguns sistemas existentes no mercado que permite que o aluno assista a uma aula que esta acontecendo naquele momento em outro lugar. 

Estes cursos on-line também podem ser gravados para que os alunos que não puderam assistir on-line possam assistir posteriormente.

1 comentários:

Aprendacomanet disse...

Elaine
Parabéns pelo Post.
Já te segui e te levei para meus Admirados.
Seu Blog é Bom, ofereço meu Selo de Aprovação, caso aceite, é só buscar em meu Blog.
Com Carinho
Ivete
http://aprendacomanet.blogspot.com

Postar um comentário

Twitter Facebook Orkut Linkedin E-mail Favorites More