quarta-feira, 26 de setembro de 2012

TFS (Team Foundation Server) - Repositório e versionamento de fontes


Olá pessoal

Hoje venho falar um pouco sobre Gerência de Configuração, uma que é uma matéria que tive recentemente na pós-graduação.

Vou iniciar relatando um problema pra vocês:
O desenvolvedor 1, altera um arquivo fonte, e disponibiliza as alterações para a central de fontes.

Porém o desenvolvedor 2, também estava alterando o mesmo fonte, e sem saber que o desenvolvedor 1 tinha feito alterações, o desenvolvedor 2 substitui as alterações na central de fontes, perdendo as alterações efetuadas pelo desenvolvedor 1.

Como resolver este problema típico no desenvolvimento de Software?

Bem, uma das maneiras de resolver este tipo de situação, é trabalhar com um histórico de fontes, ou seja, todos os fontes que são colocados na central de fontes ficam no histórico, e este histórico é organizado por versões.

Existem várias ferramentas que são responsáveis por armazenar e versionar os códigos fontes, como exemplo, pode-se citar o TFS, que inclusive é a ferramenta que é utilizada na empresa em que eu trabalho.

Além disso, nesta ferramenta ainda pode-se configurar para que quando um programador estiver alterando um arquivo ( em check-out), este arquivo fique locado com o programador, quando isso ocorre, nenhum outro programador pode fazer check-out deste arquivo, até que o programador que efetuou o check-out faça o check-in do fonte, e seja aprovado pela equipe de testes, após isso o fonte volta a ser disponível novamente.

O TFS também permite que em cada check-in, seja informado pelo programador uma descrição sobre a alteração realizada, e isso facilita muito na documentação e rastreamento de alterações da rotina. Para mais detalhes sobre documentação, acesse também:
Documentação X Tempo: http://elainecristinacordeiro.blogspot.com.br/2011/10/documentar-softwarce-x-perder-de-tempo.html
Comentário em Fontes: http://elainecristinacordeiro.blogspot.com.br/2012/01/comentarios-em-fontes.html

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Orkut Linkedin E-mail Favorites More