quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Games criados para atingir estratégias de publicidade e melhorar a gestão de pessoas

Conforme a matéria “Empresas em jogo” da revista Pequenas empresas grandes negócios do mês de setembro desse ano, os jogos eletrônicos estão fazendo parte das estratégias competitivas das organizações, nos mais diversos ramos de negócios.  

A seguir citarei as 3 idéias que mais me chamaram atenção na reportagem:
1 - Idéia da empresa de absorventes Sempre Livre que disponibilizou um game on-line onde jogam até dez mulheres o jogo da dança das cadeiras. 

Com isso, além da publicidade a empresa também estreita o relacionamento das clientes com a marca.

   2 - Outra grande sacada ocorreu na área de recrutamento e seleção de pessoal, onde a rede hoteleira Marriott disponibiliza no Facebook um game para que os jogadores administrem o restaurante do hotel. 

No jogo, existem várias tarefas, como contratar pessoas, comprar alimentos entre outras, e conforme os clientes ficam satisfeitos os personagens evoluem e começam a trabalhar em outros postos. 

Dessa maneira, é possível avaliar a capacidade de organização e planejamento dos candidatos, além de verificar como se comportariam em um ambiente com essas responsabilidades.
3 – Ainda em gestão de pessoas, mas com o foco em treinamento de pessoal, a empresa de gestão de frotas Sascar disponibilizou um jogo em 3D que simula situações reais do transito,  avisando inclusive a velocidade. 

O objetivo é avaliar se os caminhoneiros estão utilizando a tecnologia do painel de controle e se estão dirigindo com segurança.

Abaixo os vídeos de demostração dos games:
1 - Game Sempre livre -Dança das cadeiras

2 - Game Marriott - Restaurante Hotel

3 - Game Sascar - Caminhões


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Orkut Linkedin E-mail Favorites More